quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

[Shot] Leviatã (Rússia)

Ganhador do prêmio de melhor roteiro em Cannes ano passado, Leviatã é inteligente já em seu título: ainda que um diálogo durante o filme cite o monstro bíblico, paira no contexto do filme a máxima hobbesiana de que "o homem é o lobo do homem". A forte trama acompanha a luta entre Kolya e o prefeito de uma cidade russa pela posse de um terreno às margens do rio. E se por um lado a trama escancara a corrupção política na Rússia atual (levando inclusive a críticas do próprio governo russo, saiba mais), por outro honra a tradição literária russa, ao usar esta trama como pano de fundo para explorar as relações entre os membros da família e suas tragédias pessoais. 


 




O diretor Andrey Zvyagintsev conduz seu filme construindo um estado de tensão permanente, e os poucos momentos em que o humor acontece são involuntários, reflexos das inúmeras garrafas de vodka tomadas pelos personagens. Destaca-se também a forma brilhante como ele usa à favor da narrativa a exploração de eventos que não vemos no plano principal, mas que sabemos que aconteceram, seja porque ouvimos algo acontecendo ou ficamos sabendo por outro personagem, como nas cenas que envolvem um picnic na beira da lago ou um momento crítico que desenrola o último ato do filme. 

:: Ficha Técnica ::
Título Original: Левиафан (2014)
Diretor: Andrey Zvyagintsev
Roteiro: Oleg Negin, Andrey Zvyagintsev
Elenco Principal: Aleksey Serebryakov (Kolya), Elena Lyadova (Lilya), Roman Madyanov (Mer), Vladimir Vdovichenkov (Dmitriy)
[Oscar'15 - indicado a Melhor Filme Estrangeiro]

Shot são as nossas "rapidinhas". Críticas curtas e que destacam o melhor ou pior dos filmes analisados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário